As eleições de 2020 tiveram como principal marca a interferência que a pandemia de Covid-19 no processo. A transformação no modo de fazer campanha, a rua dando lugar as redes sociais, bem como a alteração com calendário eleitoral tiveram um profundo impacto nos resultados. Com o objetivo de analisar o a performance das candidaturas petistas no estado, o PT Paulista promove uma série de seminários para discutir de forma setorizada o pleito do ano passado.
Estão programados 4 seminários virtuais temáticos (Eleições 2020 e o modo petista de governar e legislar; Eleições 2020 e a agenda de renovação; Eleições 2020 e a conjuntura nacional; e Eleições 2020 e a organização partidária 6/3), que terão suas aberturas transmitidas ao vivo pela página do Facebook do PT Paulista e, posteriormente, os debates serão fechados apenas para os participantes via plataforma Zoom.
Os seminários terão início neste sábado (27 de fevereiro) e contará com 2 mesas. Pela manhã, a partir das 10 horas, até o meio-dia, terá a mesa Eleições 2020 e a Agenda de Renovação: Desafio e Perspectivas, com a participação de Fernanda Curti, vereadora eleita de Guarulhos e Filipa Brunelli, 1ª vereadora travesti eleita em Araraquara. Na parte da tarde (das 14h às 16h) será a mesa Eleições 2020 e a Agenda de Renovação: Novas Caras Novas Ideias, com a participação de Paola Miguel, vereadora de Campinas e Thainara Faria, também vereadora de Araraquara.
“Participarão deste processo dirigentes municipais e estaduais, coordenadores e coordenadoras de macrorregiões, bem como deputados e deputadas eleitos pelo PT-SP. O objetivo é fazer um debate abrangente, que nos permita entender o cenário e como o PT está posicionado nele e, a partir daí, traçar os caminhos que devemos seguir”, afirma Chico Macena, Secretário Geral do PT Paulista.