O Diretório do PT Paulista manifesta sua ampla solidariedade ao coletivo de mulheres “Mãos Dadas”, que na sessão de ontem (29/10) da Câmara Municipal de São Bento do Sapucaí foi covardemente agredido por um grupo de integralistas. O coletivo protestava contra a decisão da Prefeitura em batizar o portal do município com o nome do líder integralista Plínio Salgado e lutava pela revogação do projeto legislativo que deu origem à iniciativa.
De forma truculenta, machista e antidemocrática, o coletivo teve suas manifestações atacadas pelos defensores do projeto, inclusive muitos vindos do movimento integralista na Capital. Nesta quarta-feira (1/11), a Câmara retorna à votação e torna-se imperioso que a decisão do Executivo local seja revogada.
O coletivo “Mãos Dadas” não apenas protesta contra tal iniciativa, mas ressalta que ampla maioria dos munícipes de São Bento do Sapucaí não concorda em ter o portal de entrada da cidade batizado por uma das figuras mais nefastas da história brasileira, principal representante do fascismo no país no século passado.
Figura de triste memória para os defensores da democracia, o político e pensador da facção conhecida como os “galinhas verdes”, Plínio Salgado representa a versão nacional do pior que a política moderna criou no século passado e que, infelizmente, conta com adeptos até hoje em nosso país. Mas, assim como aconteceu no passado, é o momento de enfrentar com todas as forças o ressurgimento do fascismo do país e anunciar: “Fascistas, não passarão”.
Diretório do PT Paulista