O Diretório Estadual do PT de São Paulo vem por meio desta manifestar seu repúdio e perplexidade diante os ataques verbal e, posteriormente, a tiros sofridos na noite de ontem (16/10), na cidade de Caraguatatuba, pelos companheiros José Mello, candidato a prefeito, Luan Moreno, presidente do diretório municipal, bem como as companheiras Maíra Martins, candidata à vice, e Cássia Gonsalves, candidata a vereadora.
Após um dia fazendo atividades de campanha, o grupo de petistas foi atacado verbalmente por um homem ao sair de uma lanchonete. Mesmo após evitar o confronto direto com o agressor, o grupo ainda foi intimidado com uma série de disparos de uma arma de fogo, de acordo com testemunho de pessoas presentes.
É inadmissível em uma democracia tamanha insegurança de candidatas e candidatos para fazerem suas campanhas e a audácia do agressor, que encontra no comportamento do presidente Jair Bolsonaro o apoio necessário para ameaçar adversários políticos.
É imprescindível que a polícia e a justiça apurem a fundo esse caso, punindo exemplarmente o agressor, que supostamente foi identificado, para coibir o espírito e afastar o espírito do fascismo que assombra cada vez mais nossa sociedade.
O Partido dos Trabalhadores não irá se dobrar nem se calar por conta de ameaças. No entanto, exigimos que a lei seja cumprida o que basta para garantir a segurança de qualquer pessoa que se dispõe a exercer seu direito de cidadania e se candidatar a um cargo público, independente de qual partido e orientação ideológica. Mais do que um ataque ao PT, na noite de ontem, ocorreu um ataque à democracia.
São Paulo, 17 de outubro de 2020
Partido dos Trabalhadores do Estado de São Paulo
Leave a Comment