O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de São Paulo (PT-SP) expressa profundo pesar pelo falecimento de Domenico De Masi, renomado sociólogo italiano, aos 85 anos, em Roma.
Domenico De Masi, foi uma mente brilhante que escreveu mais de 20 obras de relevância ímpar e se destacou como um dos pensadores mais influentes do final do século XX. Desempenhou o papel de professor emérito de sociologia do trabalho na Universidade Sapienza de Roma, além de ter ocupado a posição de reitor da Faculdade de Ciências da Comunicação na mesma instituição acadêmica.
Dentre suas notáveis publicações, o best-seller “O Ócio Criativo,” publicado em 1995, assim como obras igualmente significativas, como “Desenvolvimento Sem Trabalho,” “A Emoção e a Regra” e “O Futuro do Trabalho.”
Nascido em Rotello, em 1938, Domenico De Masi recebeu título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro. Sua vida e obra estiveram profundamente conectadas ao Brasil, em 2015, escreveu a obra “2025 – Caminhos da Cultura no Brasil: Um Olhar Sobre o Futuro.” que analisou a situação contemporânea do Brasil e suas perspectivas para a próxima década. Com a colaboração de diversas personalidades brasileiras, promovendo uma análise coletiva com múltiplos pontos de vista e vozes.
Em nota, o presidente Lula lamentou a perda do sociólogo, destacando que “Domenico De Masi sempre demonstrou grande carinho e atenção pelo Brasil, visitando o país regularmente e não hesitando em se posicionar, mesmo nos momentos mais desafiadores.”
A partida de Domenico De Masi deixa um vazio insubstituível no mundo da sociologia e do pensamento crítico. Seu legado perdurará como fonte de inspiração para as futuras gerações que buscam compreender e transformar a sociedade.

Leave a Comment