A Direção Executiva Estadual do PT/SP, as Secretarias Estaduais Agrária e de Movimentos Sociais e Setoriais e o Diretório Municipal de Ribeirão Preto vêm manifestar sua solidariedade aos familiares, militantes do MST e seus dirigentes e sentimentos de pesar pelo falecimento, hoje (06/01) de madrugada, aos 60 anos, da nossa grande companheira Neusa, que atuava na região de Ribeirão Preto e foi acometida por uma crise de pneumonia que se agravou nos últimos dias.
Trabalhadora costureira, mulher de luta, mãe de quatro filhos, Paulinha, Renata, Fabiano e Luciano, ingressou no MST nos anos 90, a partir da ocupação do Horto Boa Sorte, em Restinga, SP. De lá para cá foram anos de dedicação incansável na luta por Reforma Agrária e pela construção do Socialismo. Há 8 anos ela se despedia de seu grande companheiro Paulinho Botelho a quem foi se encontrar agora noutra dimensão.
Atuou em todas as frentes do MST, com destaque para o Setor de Produção, onde ajudou a formar inúmeras associações e cooperativas. Luta era seu sobrenome. Nunca perdeu um 8 de março e sempre defendeu que não há movimento sem movimento e que a ocupação é o ar de uma organização. Ajudou muito a denunciar as arbitrariedades do atual governo e ajudou a construir o Movimento Fora Bolsonaro com seus atos e mobilizações no último ano. Sempre teve uma relação muito próxima e respeitosa com nosso partido e com nossas lideranças no Estado.
Vai fazer muita falta nossa guerreira. Ela deixa saudades à sua família, amigas e amigos e à militância do MST e da luta popular. Mas temos a certeza que sua vida militante e sua luta não foi em vão e estará sempre presente nas lutas das mulheres, da Reforma Agrária e por um Brasil soberano, democrático e inclusivo das camadas populares.
Neusa Paviato Botelho Lima, presente. Hoje e sempre!
São Paulo, 06 de janeiro de 2021
Partido dos Trabalhadores do Estado de São Paulo
Diretório Municipal do PT de Ribeirão Preto
Leave a Comment