Por um Brasil mais justo e sustentável: meio ambiente, diversidade cultural, educação, direitos humanos e agricultura sustentável
Nilto Tatto nasceu em 1963, em Frederico Westphalen (RS). Migrou para São Paulo em 1978 e iniciou sua participação na igreja. Na década de 1980 começou a militância política nos movimentos populares de educação, saúde, moradia, cultura, meio ambiente e estudantil. Participou do esforço de criação do PT e da CUT.
É graduado em Estudos Sociais e possui especialização em Gestão de ONGs. Em 1983 ingressou no Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI), assessorando organizações indígenas e outros povos da Amazônia. Em 1994 foi co-fundador do Instituto Socioambiental, onde foi diretor executivo e coordenador de programas.
Coordenou projetos e pesquisa de recuperação de mananciais, manejo florestal, planejamento territorial, geração de trabalho e renda, agricultura familiar e desenvolvimento sustentável, reconhecimento de territórios de populações tradicionais.
Foi expositor/palestrante em diversos eventos no Brasil e no Exterior (América Central, África, EUA e Europa) sobre biodiversidade, Mata Atlântica, Amazônia, populações tradicionais (Indígenas, quilombolas, ribeirinhos, caiçaras), cooperativismo, agricultura familiar, agroecologia, produção de alimentos (roças tradicionais), movimento Slow Food, mudanças climáticas, água, reflorestamento, alternativas energéticas e mineração.
Coordenou o projeto de pesquisa e foi co-autor das publicações “Agenda socioambiental de comunidades quilombolas do Vale do Ribeira” e “Inventário cultural de quilombos do Vale do Ribeira”.
Em 2010 recebeu da Câmara Municipal de São Paulo o Prêmio Dorothy Stang, categoria humanidade, pelo conjunto dos trabalhos coordenados no Vale do Ribeira.
Elegeu-se deputado federal em 2014, recebendo mais de 101 mil votos. Na Câmara Federal pretende acompanhar temas como reforma agrária; agricultura familiar; titulação de territórios tradicionais; democratização da comunicação e acesso universal à banda larga; mobilidade urbana com preferência para transporte público, pedestre, ciclistas e estradas vicinais; ampliação dos programas de moradia popular; implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos; políticas de fomento a cultura, esporte e lazer; promoção de uma economia de baixo carbono com inovação cientifica e tecnológica para o desenvolvimento sustentável e implementação da Política Nacional de Mudanças Climáticas e lutará por uma reforma política que abarque um novo modelo de financiamento das campanhas e partidos políticos e assegure a representação da diversidade de gênero e cultura do Brasil.
Nilto Tatto obteve 124.281 votos totalizados (0,59% dos votos válidos) e foi reeleito Deputado Federal por São Paulo nas Eleições 2018.
NILTO IGNACIO TATTO
Aniversário: 31/07/1963
Naturalidade: Frederico Westphalen-RS
Profissão: Administrador
Gabinete: 502 – Anexo: 4 – Telefone: (61) 3215-502- Fax: 3215-2502
https://twitter.com/NiltoTatto
https://www.facebook.com/niltotattosp
Leave a Comment