O Diretório Municipal do PT em São Paulo, recebeu o Seminário das Mulheres Negras, no último sábado (28/7), um evento histórico que teve como objetivo impulsionar a presença e participação das mulheres negras na política brasileira, visando alcançar um país mais justo e igualitário. Com a participação da ex-ministra-chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, o encontro se tornou uma relevante iniciativa na luta contra o racismo e pela representatividade feminina.
O seminário celebrou o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, bem como o Dia Nacional de Tereza de Benguela, homenageando as mulheres que ao longo da história enfrentaram desafios em prol de um Brasil mais inclusivo. Em um cenário político com representatividade desigual, a atividade ganhou força e significado, ressaltando a urgência de ampliar a voz das mulheres negras em todas as esferas sociais e políticas.
A primeira mesa, “Análise de conjuntura”, foi conduzida pela ex-ministra Matilde Ribeiro, cujas reflexões destacaram a importância do empoderamento feminino e da igualdade racial na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Fernanda Curti, Secretária de Mulheres do PT Paulista, enfatizou a importância da data para o movimento: “Para nós, é um dia de reflexão e engajamento na luta antirracista, mas também de organização estratégica para fortalecer nossa atuação na política rumo ao processo eleitoral de 2024. Nossa prioridade é impulsionar a representatividade das mulheres negras nas esferas do poder”, concluiu a Secretária.
O evento também contou com a presença da deputada federal Juliana Cardoso na segunda mesa, abordando a Organização das Mulheres Negras do PT e as Eleições Municipais, reforçando o compromisso do partido com a inclusão e representatividade das mulheres negras no cenário político.
O Seminário promoveu discussões, debates e ações transformadoras em busca de consolidar a participação das mulheres negras em posições de poder e decisão. Com uma programação abrangente, foram abordadas questões cruciais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, com destaque para a organização das mulheres negras nos movimentos sociais e para a construção de uma frente sólida para as eleições municipais de 2024.
A luta das mulheres negras do PT vai além do âmbito político-partidário, representando um grito por respeito, dignidade e justiça. O partido reafirma seu compromisso em combater o racismo em todas as suas manifestações e lutar por uma sociedade que valorize a diversidade e proporcione igualdade de oportunidades para todos. O futuro do Brasil está na união de vozes que clamam por mudanças profundas e estruturais, e o Seminário das Mulheres Negras do PT é uma celebração dessa resistência coletiva e uma afirmação de que a luta continua, mais forte do que nunca, rumo a um Brasil antirracista e igualitário.
Leave a Comment