A frente democrática ganha mais um apoiador entre os tucanos históricos. Desta vez foi José Winter, membro da Executiva Municipal do PSDB de Guarulhos, publicou manifesto aos companheiros de partido para que votem e apoiem publicamente as candidaturas de Lula e Fernando Haddad.
Ao fazer um retrospecto histórico do processo de fundação do PSDB, Winter relembra os valores defendidos por Mário Covas, Franco Montoro, Mario Covas e outras pessoas que foram fundamentais no processo de redemocratização do Brasil pós-ditadura e construção de um novo partido. Veja abaixo o manifesto na íntegra.
Aos Companheiros do PSDB de Guarulhos:
- As eleições que estamos disputando agora são as mais importantes de nossa história. Elas irão decidir os rumos do Brasil, não nos próximos quatro anos, mas nos próximos vinte ou trinta anos. Nela estão em jogo os legados mais importantes daqueles que lutaram pela redemocratização nos anos 1980.
- Nesse segundo turno vamos decidir entre dois caminhos. Vamos decidir se os valores defendidos na Assembleia Constituinte de 1988 por Franco Montoro, Mario Covas, Fernando Henrique e tantos outros grandes brasileiros (a solidariedade e fraternidade social, a democracia, a redução permanente das desigualdades, o empreendedorismo não predatório, o respeito ao próximo, entre outros valores nobres) continuarão a nortear o Estado brasileiro e a vida social de nosso país. Este é o caminho de Lula, Fernando Haddad e da ampla aliança de muitas tendências políticas que está em torno dessas candidaturas.
- Ou vamos decidir que passará a vigorar no Brasil o caminho do vale-tudo, do racismo, do egoísmo, dos preconceitos, da violência contra a mulher, da violência dos milicianos, da força bruta dos mais ricos sobre os mais pobres. Este é o caminho de Bolsonaro e da aliança que se formou em torno dele. Este é o caminho que levou a Europa ao fascismo e ao nazismo.
- Quando fundamos o PSDB, em 1988, o objetivo principal era consolidar a Constituição; em contraposição, entre outros, a um grupo de parlamentares que se autodenominava “Centrão”, composto por políticos de vários partidos que tinham em comum o fisiologismo e o flerte com a ditadura recém derrotada. “Centrão” esse, que hoje está com Bolsonaro.
- Quero alertar meu partido que o que vemos hoje no PSDB é um Governador paulista oportunista, que não conhece e nem entende a nossa história, e vai contra a democracia e seus valores e princípios mais básicos, apoiando como está para a presidência dois militares, herdeiros da mais repugnante fase da nossa República, do golpe de 64, da ditadura militar. O nosso Partido, os legítimos tucanos que amam o Brasil, não podem ser cúmplices disso sob o risco de sermos descartados, junto com o atual governador, para a lata de lixo da História. Sob o risco de contribuirmos para que um estado autoritário volte a mandar no Brasil, como ocorreu entre 1964 e 1985. Não podemos fugir do caminho legítimo e nobre que sempre percorremos.
- Por nossa luta e militância, como membro da Executiva Municipal de Guarulhos, convoco nossos companheiros do PSDB a apoiar a Democracia e a Solidariedade Social e declarar o voto em Lula Presidente e Haddad Governador, como estou fazendo agora.
Guarulhos, 7 de outubro de 2022
José Winter
Membro da Executiva Municipal do PSDB
Leave a Comment