Na tarde do último sábado (15 de agosto), a Secretaria Estadual LGBT promoveu o lançamento coletivo das 85 pré-candidaturas do LGBTQIA+ no estado de São Paulo. Sob a coordenação da Secretária Estadual LGBT Bel Sá, o evento virtual contou com a participação da presidenta nacional do PT Gleisi Hoffmman, do presidente estadual Luiz Marinho e da Secretária Nacional LGBT Janaina Oliveira, bem como a participação de dirigentes nacionais e estaduais do partido e parlamentares.
“Isso é muito importante para o PT, que nasceu dessas lutas contra a opressão, contra a injustiça, desigualdade e liberdade. O PT é um grande instrumento do povo brasileiro e da defesa da dignidade humana. Eu me lembro do VI Congresso Nacional do PT, quando formalizamos a criação da Secretaria LGBT. Saúdo a determinação de todos e todas por levar a luta da igualdade, liberdade e fraternidade, contra toda espécie de discriminação e violência”, afirma Gleisi Hoffmman.
Em sua fala, Luiz Marinho destaca a importância desse evento. “2020 marcará o ano da retomada do crescimento do PT no estado do São Paulo e a retomada de nosso projeto nacional. Não existe candidatura isolada. Este lançamento é um momento de divisão de águas, com um compromisso de inclusão nas políticas públicas todas as pessoas, em que a polícia deixe de perseguir e criminalizar a população negra e LGBT. Juntos, seguramente, somos mais fortes”.
Além de trazer lideranças nacionais e estaduais do partido para prestigiar o conjunto de candidaturas LGBTQIA+, o evento apresentou vídeos curtos de até 45 segundos das pré-candidaturas. “Cada pré-candidato, cada pré-candidata tem uma história de luta, porém não existia condição de deixar todos e todas falar, por isso optamos de mostrar o compromisso do nosso partido com essas pessoas que estão emprestando seus nomes e seus corpos para essa causa”, explica Bel Sá.
Secretário Geral do PT do Estado de São Paulo, Chico Macena cobra que a agenda LGBTQIA+ esteja no centro do debate. “Estamos comemorando hoje. A gente sabe a dificuldade de colocar essa agenda no centro do debate político. Essa foi uma vitória, um primeiro passo que o PT deu. Mas não podemos tratar essas pré-candidaturas como se fossem de segmentos, elas são de toda a sociedade, para disputar valores e princípios dentro da sociedade brasileira, revertendo o quadro de ódio e intolerância”.
Maciel Nascimento, Secretário Municipal LGBT – SP lembra aos participantes que a criação da Secretaria LGBT foi uma conquista. “Entendemos a dificuldade, pois sabemos que dessas 85 pré-candidaturas, muitas estão em municípios conservadores e por isso quero parabenizar a coragem de ousar romper com o fascismo e preconceito, principalmente no interior do estado”. O dirigente também ressalta o pioneirismo do PT em políticas voltadas à população LGBTQIA+, como o programa Transcidadania. “Como petistas, soubemos ousar ao trazer a discussão da elevação de escolaridade e acessibilidade ao emprego para travestis, mulheres e homens transexuais. Precisamos ampliar isso”.
De acordo com a Secretária Nacional LGBT Janaina, “a militância LGBT não mede esforço para lutar em outras causas como o racismo, feminismo e luta de classes, entre outras. Vejo o empenho dessas pré-candidaturas em não ser apenas um nome no cenário eleitoral, mas ser um nome que faz a diferença, uma representação além de nós mesmos. Essas pessoas são uma potência na luta contra a violência e desigualdade para todas as pessoas”. A dirigente ainda completa: “nós, todos os dias lutamos para sobreviver contra os conservadores desse país. O Bolsonaro é só mais um daqueles que tentam há décadas nos exterminar e nós o tempo todo somos a voz que defende o conjunto de todos e todas”.
“A gente queria fazer com que as pré-candidaturas se sentissem abraçadas e fortalecidas por todas essas falas que tiveram aqui. Foi muito importante essas lideranças abrirem espaço na agenda para estarem aqui na gente. Tenho certeza que todos os deputados, deputadas e dirigentes estarão lado a lado das candidaturas LGBTQIA+ durante a campanha. Esse foi um momento de fortalecimento de cada uma dessas pré-candidaturas e essas lideranças irão fortalecer o trabalha na campanha”, finaliza Bel Sá.