Na perspectiva de compor a Comissão de Transportes e Comunicações, da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado Enio Tatto (PT) anunciou, na sessão plenária desta segunda-feira, 17/4, que vai pedir a convocacão dos responsáveis pela gestão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos administradas há um ano pela ViaMobilidade.
Sobre as falhas diárias no transporte metroferroviário gerenciado pela concessionária, Enio Tatto afirmou que “essa é uma pauta garantida todos os dias. A população passa por sufoco com os serviços de péssima qualidade”.
A Linha 8 liga a estação Júlio Prestes, no centro da capital, à Amador Bueno, em Itapevi, na Grande São Paulo. A Linha 9 conecta a parada Mendes-Vila Natal, no Grajaú, na zona sul paulistana, com a de Osasco, mesmo nome da cidade em que está situada.
Há anos, acompanhando a reivindicação da expansão da rede do Metrô e da CPTM para atender a população da zona sul da capital, o deputado ressaltou que, na gestão dos ex-governadores João Doria e Rodrigo Garcia, a Comissão de Transportes e Comunicações tentou questionar os diretores e responsáveis pela gestão das Linhas 8 e 9, mas por oito meses a base governista boicotou a comissão e não deu quórum para seu funcionamento.
De acordo com o deputado, a presença de secretários de Transportes Metropolitanos na comissão só ocorre quando da prestação de contas quadrimestral, exigida pela Constituição do Estado de São Paulo. Nessas ocasiões, os responsáveis pela pasta fazem exposições, mas não respondem sobre problemas do funcionamento do sistema de transporte metroferroviário. “Espero que tenhamos novos tempos e que a Comissão de Transportes e Comunicações funcione, apure e acompanhe de perto o funcionamento do transporte público”, afirmou Enio Tatto.
PANES DIÁRIAS
Em um ano de gestão, a ViaMobilidade acumula 166 panes, provocados por falhas, panes e descarrilamentos.
Nesta segunda-feira, 17, a ViaMobilidade protocolou proposta de acordo que prevê R$ 87 milhões de investimento em melhorias na infraestrutura das Linhas 8-Diamante e 9- Esmeralda de trens metropolitanos, gerenciadas e operadas por ela. Esta proposta é mais uma chance que o governador Tarcísio de Freitas e o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) deram para que a concessionária resolva os problemas e ofereça serviços de qualidade aos usuários.
De acordo com informações publicadas pela imprensa, o plano de ações apresentado pela ViaMobilidade está focado em implantação de escadas rolantes, bicicletário, ampliação de catracas. As medidas não contemplam os problemas apontados em relatório produzido pelo MP-SP, por meio da comissão de monitoramento de concessões.
Segundo vistoria realizada pelo MP-SP, foi identificado dormentes de madeiras deteriorados, falta de parafusos em trechos dos trilhos, trilhos desgastados, sem grampo de fixação, falta de poda da vegetação ao longo das vias.
COMISSÕES PERMANENTES
Na sexta-feira, o Ato 104/2023, do presidente da Assembleia Legislativa, nomeou os membros das comissões permanentes para o primeiro biênio da 20ª Legislatura, indicados pelos partidos e federações partidárias de acordo com sua representação no poder legislativo paulista. Nesta terça-feira, 18/4, e quarta-feira, 19/4, foram convocadas reuniões de 14 das 21 comissões permanentes existentes hoje, para que sejam escolhidos seus presidentes e vice-presidentes.
Fonte: PT Alesp.
Leave a Comment