Encontro Estadual de Vereadoras e Vereadores de São Paulo tem presença de Lula
Durante a tarde deste sábado (20 de junho) ocorreu o Encontro Estadual de Vereadoras e Vereadores do PT de São Paulo. O evento que reuniu virtualmente mais de 300 pessoas, organizado pela Secretaria Estadual de Assuntos Institucionais, contou com a participação do ex-presidente Lula, do prefeito de Araraquara Edinho Silva, o presidente estadual do PT-SP Luiz Marinho, assim como a vereadora mais jovem eleita no Brasil em 2016 Thainara Farias (Araraquara) e o vereador mais votado do país Eduardo Suplicy (São Paulo).
De acordo com Silvio Vital, o objetivo do encontro era reunir vereadores e vereadoras eleitas para a formação de um coletivo estadual de vereadores para discutir questões conjunturais e boas práticas parlamentares. “Foi uma experiência muito rica para nossa militância. Além de parlamentares eleitos, participaram muitas pré-candidaturas que puderam ver pessoas como a Thainara, Suplicy, Edinho e o próprio Lula compartilhando suas experiências eleitorais”.
A vereadora mais jovem
Após a apresentação do grupo de rap A Família, a vereadora Thainara Farias fez a abertura do Encontro. “Eu tive a honra de ser eleita a vereadora mais jovem do Brasil. O Partido dos Trabalhadores é muito importante para mim e vamos lutar para eleger em 2020 o maior número de prefeitos e prefeitas petistas, assim como bancadas fortes nas câmaras municipais”. A paramentar de Araraquara ainda lembrou a importância da formação para pré-candidatos e pré-candidatas para uma campanha combativa que mostre a importância de governos sérios e comprometidos. “Agradeço muito a todas as pessoas que me ajudaram estar vereadora, e enquanto mulher, preta, jovem, periférica, vendedora de trufa e roupa, me sinto honrada de poder lutar ao lado de cada um e cada uma do PT”, finaliza.
O vereador mais votado
Eduardo Suplicy falou a importância do papel de vereadores e vereadoras que são os representantes do povo por excelência, os mais próximos da população. Também fez questão de ressaltar que “um dos objetivos fundamentais do PT é aperfeiçoar a democracia no Brasil e construir um país justo, solidário e fraterno, onde haja direito à vida com dignidade para qualquer pessoa, não importando sua origem, religião, raça, sexo, idade, condição civil ou socioeconômica”.
“No legislativo municipal o jogo é bruto”
Edinho Silva lembrou a importância de seus dois mandatos como vereador para sua formação política. “Foi a eleição mais difícil que disputei em toda a minha vida. Já disputei eleição para prefeito 3 vezes e para deputado. Vereador é o ente político mais próximo da sociedade, portanto é o mais cobrado e que sofre a maior pressão”. Para o prefeito de Araraquara “as pessoas querem um vereador que aponte os problemas da falta de água, da falta de esgoto, da falta de energia elétrica, da falta de vaga em creche, da falta da vaga em escola. Nem sempre você conseguirá resolver o problema, mas as pessoas querem o vereador presente, que faça parte da organização daquela demanda”.
Edinho frisou também a necessidade de conhecer bem o regimento interno da Câmara Municipal, bem como a Lei Orgânica do Município. “Tem de conseguir debater de igual para igual com a mesa, ou vai tomar “chapéu” o tempo todo, pois no legislativo municipal o jogo político é mais bruto”, completou.
“Acredite que você é o político extraordinário que sua cidade precisa”
O ex-presidente Lula falou durante por pouco mais de meia hora para os participantes, em que lembrou sua primeira eleição presidencial em 1989 e a importância de ser persistente e confiar no próprio trabalho. “Ninguém que se exponha a disputar um cargo, qualquer que seja ele, pode dizer que não tem condições ou que é difícil. Nunca imaginei que um torneiro mecânico como eu, disputando com pessoas como Ulysses Guimarães, Guilherme Afif, Mário Covas, Leonel Brizola e o Collor chegaria ao segundo turno”. O ex-presidente completa: “A única luta que a gente perde é aquela que a gente não tem coragem de fazer”.
Lula enfatizou a necessidade de acreditar naquilo que está fazendo. “A gente tem de construir o discurso correto. Não podemos falar apenas do legado nacional. Temos muitos exemplos para afirmar que o PT mudou a forma de governar as cidades nesse país municípios. Tem muitos exemplos para confirmar. O nosso Orçamento Participativo é referência mundial”.
“A gente não pode ser candidato pensando só em se eleger. A gente tem de ser candidato pensando na causa que vamos defender. Pensando no que a gente vai fazer para o povo brasileiro. No PT a gente entra para ter uma causa”, defende.
Para finalizar, Lula deixou um recado importante aos pré-candidatos e pré-candidatas: “É preciso construir propostas para os principais problemas da cidade de vocês. Saiam candidatos e tenham orgulho do partido que vocês estão acreditando que o político extraordinário que a sua cidade precisa está dentro de vocês. Defenda uma grande causa que você vencerá! E uma das principais causas é mudar a vida das pessoas da sua cidade através do seu trabalho”.
Leave a Comment