- Evolução recente dos dados do estado
No dia 19 de julho, o estado de São Paulo registrou 415.049 casos de coronavírus e 19.732 óbitos, desde o início da pandemia. Embora a Capital continue sendo a região com maior número de casos e óbitos no acumulado, essa participação continua caindo, com o ritmo acelerado de crescimento de outras regiões do estado. A cidade de São Paulo registrou no dia de ontem um total de 166.073 casos confirmados, dos quais 8.778 fatais, equivalentes, respectivamente, à 40% e 44% do total do estado, desde o início da pandemia. Em seguida da capital, a macrorregião de Campinas1 continua com acelerada taxa de crescimento e é a segunda região com maior número de casos confirmados, tendo ultrapassado os 40 mil, (40.701 confirmados até domingo), representando quase 10% dos casos do estado. A macrorregião de Osasco, com quase 10% dos óbitos do estado é, em seguida da Capital, a macro com maior número de vítimas fatais do coronavírus. Com relação à letalidade, as macros de Guarulhos, ABCD e Campinas possuem as piores taxas, superiores à 7%.
Figura 1: Distribuição dos casos no estado em 19/07/2020.
Fonte: Seade, elaboração própria
Na última semana, foram registrados 43.052 novos casos e 1.884 novos óbitos. Mais uma vez, observamos uma redução do número de novos casos confirmados, contudo, novo aumento dos óbitos. Na última edição do boletim, a semana havia corrente havia registrado 51.818 novos casos e 1.770 novos óbitos. Novamente, em seguida da Capital – que registrou um aumento de 13.267 novos casos confirmados – as macrorregiões de Campinas e Ribeirão Preto foram as que apresentaram avanço mais acelerado de novas confirmações de casos de covid-19, com 6.387 e 3.453, respectivamente. Com relação aos novos óbitos, em seguida da Capital que registrou novas 566 vítimas fatais da doença, Campinas registrou novos 260 óbitos e o ABCD paulista registrou 141 ao longo da semana.
Figura 2: Novos casos confirmados por macrorregião em 19/07/2020
Fonte: Seade, elaboração própria
Figura 3: Novos óbitos por coronavírus por macrorregião em 19/07/2020
Fonte: Seade, elaboração própria
Dos 23 Departamentos Regionais de Saúde do Estado de São Paulo, apenas 5 apresentaram redução no número de internações na última semana. O maior aumento em internações foi observado no departamento de saúde de Registro, com uma alta de quase 50% do número de novas internações por suspeita ou confirmação de covid-19.
- Reabertura
Com relação à reabertura, ~segundo dados do último balanço disponibilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, em 17/07, nenhuma nova região entrou em fase mais avançada (branda) da reabertura. Por outro lado, a região de Piracicaba, que estava na fase laranja, passou para a fase vermelha – de maior restrição – por conta da taxa de ocupação das UTIs próxima a 85%. Com estudos que apontam o risco alto de nova explosão de casos com a volta às aulas, o prazo de 8 de setembro tem sido reavaliado, embora, ao menos por hora, esteja mantido.
Figura 4: Panorama da reabertura do estado (em 10/07)
Fonte: Governo do Estado de São Paulo
- Destaques da semana
Fundeb: o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) é responsável por R$6,50 de cada R$10 investidos nas escolas públicas brasileiras. O fundo vence no final deste ano e está sendo discutido no congresso o novo projeto previsto para ser votado nesta terça-feira (21). O projeto que tramita hoje na câmara prevê um aumento para 12,5% do repasse da União ao Fundeb, atualmente em 10%, a partir de 2021 com um aumento gradual até atingir 20% em 2026. O governo apresentou uma contraproposta que tem como intuito destinar 20% do recurso enviado pela União ao fundo diretamente às famílias em formato de Voucher, retomando o fundo somente em 2022 com 12,5% de investimento, chegando a 20% em 2027.
Prisões em SP: Após crescimento da contaminação nós presídios, sem as devidas medidas preventivas, o governo do Estado de São Paulo adotou medidas desde caminhões pipas e bombas pulverizadoras até visitas semanais para a higienização das áreas internas e externas, como forma de minimizar os danos da pandemia e conter a disseminação. As prefeituras da região metropolitana e da capital já tem adotado e intensificado as medidas de higienização.
1) As macrorregiões referidas no texto são as divisões regionais politicas do Partido, que não são exatamente coincidentes com as divisões das regiões administrativas do Estado.
Leave a Comment