Alexandre Rocha Santos Padilha nasceu em São Paulo, em 14 de setembro de 1971. Formou-se em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e especialista em Infectologia pela USP, e, após atuação no movimento estudantil, tornou-se coordenador-geral da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina em 1990.
Filiado ao PT, participou da coordenação nacional das campanhas à presidência de Luiz Inácio Lula da Silva em 1989 e em 1994. Entre 2001 e 2003, coordenou projetos do Ministério da Saúde no Pará ligados ao combate da malária em indígenas e, um ano depois, foi conduzido ao cargo de diretor de Saúde Indígena da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Assumiu a Secretaria de Relações Institucionais, primeiro como assessor, depois como secretário, antes de se tornar ministro da Saúde em 2011. Na pasta, foi responsável pela implementação do Programa Mais Médicos, destinado a aumentar a oferta de profissionais da saúde, brasileiros e estrangeiros, em regiões carentes, implementou o Farmácia Popular e a vacina contra o HPV.
Na gestão Haddad, em SP, como Secretário da Saúde, implementou o Conselho da Cidade, o Conselho Participativo, os Hospitais Hora Certa e o de Braços Abertos. Foi médico supervisor do Núcleo de Medicina Tropical da USP e acompanhou a formação de médicos residentes e estudantes nas comunidades ribeirinhas, rurais e indígenas da Amazônia no final dos anos 1990. Pesquisou novos tratamentos para malária pelo Fundo de Doenças Tropicais da Organização Mundial de Saúde (OMS) e atuou como gestor federal na área de saúde indígena.
Nas Eleições 2018, Alexandre Padilha obteve 87.576 votos totalizados (0,42% dos votos válidos) e foi eleito Deputado Federal por São Paulo.
ALEXANDRE ROCHA SANTOS PADILHA
Nascimento: 14/09/1971
Naturalidade: São Paulo-SP
Profissão: Médico e professor de ensino superior
Gabinete: 956, Anexo 4 – Telefone: 3215-5956 – Fax: 3215-2956
https://twitter.com/padilhando
Leave a Comment