A Secretaria Estadual de Cultura do PT-SP, bem como diversos movimentos culturais, alerta há tempos de que o descaso do governador João Doria com o setor cultural. Descaso este, agravado pela ameaça de agressão do secretário estadual de Cultura, Sergio Sá Leitão, ao vereador Eduardo Sallum (PT de Tatuí), que questionou os cortes de verbas destinados ao Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos.
O conservatório, localizado na cidade de Tatuí, é reconhecido como centro de excelência de ensino de música, produção, difusão musical no país, é apenas um exemplo do descaso e a ausência de políticas culturais no estado de São Paulo.
Desmonte no setor cultural
Nos últimos anos, em especial durante a pandemia, a falta de orçamento e de recursos humanos tem afetado negativamente a formação cultural e a atenção adequada à projetos culturais, assim como manutenção de espaços culturais, escolas de música, oficinas culturais, corpos estáveis, patrimônio cultural material e imaterial em risco.
Não podemos admitir que um gestor público tenha reações tão sectárias e agressivas quando lhe é questionado sobre os seus reais descasos com a cultura e a cidadania cultural. As críticas e cobranças em questão, são frutos direto dessa política de destruição do setor e da memória estadual promovidas por Sérgio de Sá Leitão e o governo João Doria.
Estamos com você, Eduardo Sallum
Todo o nosso apoio e solidariedade ao vereador e ex-aluno do Conservatório de Tatuí, Eduardo Sallum (PT). Também repudiamos veementemente as ameaças de agressão, a falta de compostura e respeito do secretário de Estado da Cultura, Sérgio Sá Leitão, ao ser questionado sobre o desmonte do Conservatório.
São Paulo, 19 de outubro de 2021
Tião Soares – Secretário Estadual de Cultura do PT Paulista
Leave a Comment