A Comissão Executiva Estadual do PT-SP, reunida nesta segunda-feira, dia (18 de outubro), vem a público para repudiar VEEMENTEMENTE os ataques do Deputado Estadual Frederico d’Avila (PSL) feitos no último dia 14 de outubro de 2021, na Tribuna da Assembleia Legislativa de São Paulo, contra a CONFEDREAÇÃO NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB), contra o PAPA FRANCISCO e contra o ARCEBISPO DOM ORLANDO BRANDES, da Arquidiocese de Aparecida.
O referido Deputado é conhecido por sua atuação com expressões de ódio e violência, seja nas suas declarações, seja na sua atuação parlamentar contra os Direitos Humanos e contra os movimentos sociais. Autor de Projetos de Lei que visam acabar com a Ouvidoria de Polícia, com a existência do CONDEPE em São Paulo, mais recentemente propôs iniciativa propondo criar medalha que homenageia o famigerado Cel. Erasmo Dias, símbolo da tortura e da Invasão ilegal da PUC/SP em 1977, mandatário da Ditadura Militar, que vitimou em São Paulo milhares de estudantes.
Arautos do Evangelho
O Deputado é defensor dos Arautos do Evangelho, instituição que carrega acusações de centena de violações ao Estatuto da Criança e do Adolescente, que vitimaram crianças e suas famílias com atos de tortura física e psicológica, abusos sexuais de meninas e meninos, cárcere privado, entre outros crimes em apuração pelos órgãos de Justiça.
A CNBB, historicamente, tem acolhido dos fiéis católicos e do povo brasileiro os sofrimentos causados pelas ausências de políticas públicas, de igualdade social e de democracia, nos momentos cruciais da sociedade brasileira. Seu papel tem sido fundamental para uma evangelização com respeito ao ecumenismo em busca de uma sociedade justa e solidária. Muito ao contrário do que defende o referido Deputado Estadual adepto do bolsonarismo, principalmente sua face neofascista, que incentiva o ódio, o racismo, a misoginia e defensor do escravismo humano e da violência como forma de governo. Ao contrário de Dom Orlando Brandes, da CNBB e do Papa, ele age contra os princípios elementares do Evangelho, contra a democracia e contra os princípios de civilidade humana.
Solidariedade ao MST
Também manifestamos solidariedade ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, o MST, que no mesmo discurso do Deputado, também sofreu ataques com incentivo de violência contra seus militantes por sua luta pela Reforma Agraria. O MST, com suas ações dentro dos marcos da Constituição, tem sido fundamental na inclusão de centenas de milhares de famílias de trabalhadores rurais e na produção de alimentos dentro dos princípios da agroecologia.
O PT do Estado de São Paulo declara total apoio e solidariedade incondicional à CNBB, ao Papa Francisco e em especial ao Dom Orlando Brandes com o qual temos concordância quando expressou em homilia no dia de Nossa Senhora Aparecida que “Pátria amada não pode ser uma pátria armada!”. O partido exige que a ALESP tome as devidas providências legais contra o indecoroso Deputado Frederico d’Avila e orienta a Bancada paulista do PT que protocole ação na Comissão de Ética para aplicar as devidas sanções ao mesmo para que este tipo de discurso e atitudes não sejam incentivados.
São Paulo, 18 de outubro de 2021
Comissão Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores de São Paulo
Leave a Comment