A Secretaria LGBT do PT de São Paulo desenvolveu, ao longo do mês de junho, uma agenda consistente de atividades em parceria com militantes, parlamentares e movimentos aliados. Essa mobilização é fruto de um trabalho contínuo ao longo dos últimos quatro anos, que incluiu duas eleições e um intenso processo de articulação para colocar as pautas da comunidade LGBT como prioridade na direção do PT-SP.
Como resultado desse esforço coletivo, o número de vereadores LGBT eleitos no estado saltou de 9 para 21 no último pleito. Além disso, projetos e iniciativas voltadas à visibilidade, inclusão e promoção da cidadania da população LGBT ganharam força e reconhecimento como parte de uma política afirmativa de direitos humanos.
Esses avanços têm incomodado setores ligados à gestão reacionária do governador Tarcísio de Freitas, que, desde o início de seu mandato, direciona ataques sistemáticos contra LGBTs, mulheres, negras e negros, sustentando uma política marcada pela intolerância, o desmonte de direitos e a exclusão social.
Reafirmo: não há conciliação possível entre um projeto de emancipação das vidas LGBTs e uma agenda autoritária, privatista e de destruição do Estado.
Seguiremos firmes na oposição a esse governo, com a força do nosso coletivo, das lideranças da comunidade, parlamentares e de todo o PT, denunciando e combatendo a política de retrocessos de Tarcísio e seus aliados.
Marcelo Morais
Secretário Estadual LGBT do PT Paulista
29 de junho de 2025
Leave a Comment