A Caixa Econômica Federal lançou nesta terça-feira (7) plataformas de solicitação do benefício de auxílio emergencial para trabalhadores autônomos, informais e Microempreendedores Individuais (MEIs) durante a crise do coronavírus. Já está em operação o site e o aplicativo de celular com sistema AndroidIOS para que os trabalhadores possam fazer o pedido do auxílio. O banco também abriu canal telefônico (111) para que a população possa tirar dúvidas.

De acordo com as projeções do governo, é esperado que entre 15 milhões e 20 milhões de brasileiros devem se cadastrar para a concessão do auxílio emergencial. As inscrições, que têm início nesta terça, devem ser feitas apenas pelos trabalhadores que não estão registrados no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), ou no programa social Bolsa Família, e que não contribuem para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O benefício, aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidência da República na semana passada, prevê aos informais o pagamento de R$ 600 por pessoa, podendo chegar até R$ 1.200 para mães chefe de família, por pelo menos três meses. 

Cuidado com as fraudes 

Especialistas alertam para a importância de as pessoas estarem atentas e não clicarem em links que vêm circulando pelo Whatsapp e outras redes sociais para cadastramento. Muitos são endereços falsos de site para captar informações dos trabalhadores para outros fins e golpes. Apenas os meios oficiais públicos devem ser utilizados por essa população para garantir o benefício. 

Governo que não libera

A expectativa agora é que, com o cadastramento, o governo libere o pagamento do auxílio emergencial ainda nesta semana. Fausto destaca que este é o momento da sociedade cobrar a viabilização do repasse aos trabalhadores para que a crise seja enfrentada sem colocar a saúde da população em risco. 

Por Rede Brasil Atual

Ler 432 vezes

Partido dos Trabalhadores

O Partido dos Trabalhadores surgiu como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores e trabalhadoras das cidades e dos campos, militantes de esquerda, intelectuais e artistas.

Foi oficializado partido político em 10 de fevereiro de 1980. O PT integra um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina. Confira nossas redes sociais

 
 
 
 
 

Seja Companheiro!

Cadastre-se Online

Top